Nem sempre o comportamento narcisista revela um transtorno de personalidade por trás. Fato!
Até mesmo porque o comportamento narcisista pode ser gerado em uma situação específica.
Já o transtorno de personalidade narcisista é muito comum em homens e mulheres que tiveram uma infância sem muitos privilégios.
A comparação, a falta de acolhimento e afeto de um ou ambos os pais, geram um modo compensatório no sistema de comportamento.
Quer saber um pouco mais? Acompanhe!
Comportamento Narcisista vs. Transtorno de Personalidade Narcisista
O DSM 5 exige alguns critérios para que um indivíduo seja considerado narcisista patologicamente. O principal critério é:
Padrão persistente de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia.
Esse padrão se caracteriza por mais que cinco dos seguintes:
Uma sensação exagerada e infundada da sua própria importância e talentos (grandiosidade)
Preocupação com fantasias de realizações ilimitadas, influência, poder, inteligência, beleza ou amor perfeito
Convicção de que eles são especiais e únicos e devem associar-se apenas com pessoas do mais alto calibre
Necessidade de ser incondicionalmente admirado
Uma sensação de merecimento
Exploração dos outros para alcançar objetivos próprios
Falta de empatia
Inveja dos outros e convicção de que outros os invejam
Arrogância e altivez
Além disso, os sintomas devem ter ocorrido no início da idade adulta.
Já o comportamento narcisista que é abstraído de apenas um dinamismo de relação, onde soma-se à arrogância, prepotência e necessidade de exaltação diante das pessoas, ou pessoa em específico em que o inconsciente sinta a necessidade de se exaltar.
Aqui é algo parecido com uma constelação familiar. Essa necessidade pode surgir por querer ter o poder sobre a pessoa ou ser o que detém o poder no grupo.
O indivíduo se mostra excedente a partir de um comportamento insuficiente, neste caso, um comportamento de dependência emocional que faz com que esses traços fiquem aparentes diante de uma roda específica de amigos, ou diante de qualquer dinamismo de relação.
O dinamismo das relações e o comportamento narcisista
Bom, caracterizar o narcisista é fácil, mas muitas vezes não nos damos conta do padrão mais vitimista que impomos aos outros.
Com isso, em uma relação onde alguém se coloca como inferior, em compensação, outro alguém sempre se colocará como superior, é a Lei do Ritmo sendo mais uma vez certeira.
Mas não se preocupe, o objetivo aqui não é culpabilizar você pelo comportamento abusivo e tóxico do outro, porém, o objetivo é te mostrar que o poder é seu.
E a chance de trazê-lo de volta no dinamismo de todas as suas relações é recuperar o seu magnetismo e poder pessoal a ponto de começar a fecundar suas situações ao invés de apenas gerar a situação imposta pelos outros, seja você o portador de um comportamento narcisista ou de dependência emocional.
Cá entre nós, se você é um, é os dois, porém mostra essas diferentes facetas em situações diferentes!
Faz sentido?
Bom, se sim, quero te dar uma dica.
A massagem tântrica pode ser um excelente caminho para transmutar e transceder alguns detalhes desse enorme abismo. O segredo? Na massagem tântrica você é Deus, e é tratado como um.
Seja bem-vindo ao espaço Tantra For Men!
コメント